Uma opinião sobre a questão Síria
Nos Democratas, estamos principalmente atentos aos diferentes focos de tensão mundial, no grande palco da geoestratégia e da realpolitik.
Apresentando uma alternativa às explicações habituais sobre a guerra na Síria, partilhamos uma análise de Carlos Fino que nos parece ir no sentido certo.
“A narrativa ocidental sobre a guerra na Síria é simples – era uma vez um ditador chamado Assad contra o qual, em 2011, o povo se ergueu pedindo democracia (…) Mas esse esquema interpretativo deixa na sombra as razões mais profundas do conflito: o embate regional entre as duas grandes correntes do Islão – sunitas contra xiitas – e, tanto ou mais importante ainda, a luta pelos recursos energéticos da região.”
O autor pode ser encontrado aqui, e podem ler aqui o resto do texto.
